quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Cultura Momentânea

Provavelmente o que escreverei abaixo já foi rascunhado, dito, registrado em cartório e escrito em alguns livros por estudiosos (ou não) no decorrer dos últimos anos ou até mesmo antes de eu nascer.

Mas não importa, vou escrever sobre isso de qualquer maneira.

O assunto em questão, é a "mania" do brasileiro de "saber" tudo sobre o assunto da moda na mídia e, isso não bastando, agir como se sempre soubesse sobre tal, dando verdadeiras aulas sobre o assunto 99% das vezes pura besteira.

Explico melhor.

Antes de ser lançado o filme Tropa de Elite (bom filme diga-se de passagem), eu sequer sabia direito o que era o BOBE. Acredito que, exceto os cariocas, a maioria do povo tupiniquim também não sabia. Eu já tinha ouvido falar o nome, ou visto algum "caveirão" na TV, mas não sabia nem à quem eles eram subordinados.

Até aí normal, moro em São Paulo e não faria muito sentido mesmo eu conhecer uma "vertente" da polícia carioca.

O interessante é que após o filme, todo mundo "sabia tudo" sobre o BOPE. Coloquei entre aspas, pois sabiam o que viram no filme, ou o que a Veja publicou, ou a Superinteressante... Nada contra essas revistas, muito pelo contrário. Mas me intriga que antes ninguém sabia nada e, de repente, foi um frenesi em busca de informações sobre a Tropa de Elite e debates incansáveis sobre violência policial e tráfico de drogas.
Acho louvável a busca de informação por qualquer assunto que seja, ou debates sobre problemas sociais, mas o BOPE existe desde mil novescentos e sei lá quando e ninguém sabia nada deles até o filme.
Pra piorar, ninguém fala mais dos "Faca na Caveira".

Outro caso interessante, é o da novela Caminho das Índias (também aconteceu na época de Terra Nostra) da Rede Globo. Antes da novela a maioria do povo só tinha ouvido falar da Índia porque um tal de Ghandi nasceu lá. Shiva era, no máximo, um personagem do jogo Mortal Kombat.

Como já disse em um post anterior, trabalho ao lado de um shopping e, nele, há uma livraria. No início da novela (e até mesmo hoje) a quantidade de livros falando sobre a Índia era impressionante. Eu nem imaginava que existiam tantos.

Agora todo mundo sabe qua a Índia é um país maravilhoso.

Maravilhoso??? Espera, vamos com calma. A Índia não é exatamente como mostra a novela. Nunca fui para lá, mas já li o suficiente pra saber que não é!

Seria mais ou menos como mostrar à um turista o Morumbi, o Alto da Lapa ou a Vila Madalena e dizer que São Paulo é assim.

Na Índia existe muita (muita mesmo) pobreza. É o país com uma das piores distribuição de reda do planeta, quiçá o pior. É um pais superpopuloso, com mais de um bilhão (sim, bilhão) de pessoas. O sistema de castas, teoricamente abolido, ainda se faz presente na prática.

Estou certo que após o fim da novela não vou ouvir mais nenhum "Are baba". pelo menos torço para que não

O caso mais recente, e acho que talvez o mais hipócrita engraçado, seja o caso da gripe suína.

É incrível a quantidade de bobagens ditas sobre a tal gripe dos porcos.

É grave? Sim, relativamente grave.
Devo me preocupar? Um pouco.
Será o Fim do Mundo??? Mais uma vez, vamos com calma!

Acho mais incrível ainda o que aconteceu comigo.
Não, não peguei a doença.
O fato é que, as pessoas um pouco mais esclarecidas, sabem que quem "toma gelado" não pega gripe. Pra ser sincero sei disso desde que era garoto. Mas minha mãe, uma dona de casa qua amo muito, ficava me enchendo o saco quando jogava bola na chuva dizendo: "Vai ficar gripado menino!". Após ser "convidado" a parar, tentava argumentar com os mais diversos argumentos cientificamente provados que a gripe é um vírus e sua única relação com o frio é que, nas estações frias, os ambientes ficam menos arejados, facilitando a propagação do vírus. Mas, como você deve imaginar, não adiantava nada.
Enfim, eis que recentemente escuto da minha mãezinha linda, com uma explicação assustadoramente científica, o que eu dizia pra ela há pelo menos 10 anos!
Imaginem a cara que eu fiquei na hora.
A porra do O vírus da gripe A tem os mesmos meios de transmissão da gripe comum.
E hoje as pessoas o encaram como se fosse a maior notícia de todos os tempos. Está até faltando alcool em gel no mercado.

O mais interessante é que esqueceram da dengue, que mata muito (mas muito mesmo) mais do que esse arremedo de gripe espanhola. Será que o vírus da suína matou os mosquitos (ou os virus) da dengue???
Ou será a morte por uma doença "nacional" dá menos Ibope que a morte por uma doença "importada"???

Todo mundo andando de máscara mas ninguém se preocupando mais com água parada. Irônico, não?

O que eu quero dizer após todos esses casos, é que o brasileiro só se interessa por assuntos que estão na Globo mídia. Ninguém quer saber sobre os genocídios na Africa, a não ser que a Glória Perez faça uma novela sobre isso por exemplo.

Como eu escrevi acima, nada contra saber o que está acontecendo, mas não nos deixemos enganar por informações parciais.

É isso.

Frase do post:"Se algum dia alguém te chamar de burro, não ligue, continue pastando!"

P.S.: Nada contra a Gloria Perez, mas não podia zuar a Globo de novo, hehehe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário